Entenda a importância da comunicação visual para consultórios

Entenda a importância da comunicação visual para consultórios

A comunicação visual é fundamental para qualquer segmento. É por meio dela que os clientes e possíveis novos compradores identificam a sua empresa em meio a tantos negócios e marcas no mercado. Além disso, o visual costuma ser o primeiro contato de alguém com seu empreendimento.

Os consultórios médicos, por exemplo, possuem um código de ética que deve ser seguido, o que impossibilita diversos tipos comuns de propaganda. Portanto, uma maneira de conseguir atrair os pacientes é com o uso adequado da comunicação visual.

Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e descubra o quanto a comunicação visual para consultórios é fundamental!

Seu material institucional

Esses elementos são produzidos com o intuito de promover a imagem da empresa, neste caso, de um consultório médico. O conteúdo elaborado não vai convidar o público a comprar algum produto ou utilizar determinado serviço, mas sim mantê-lo informado sobre determinadas questões.

O material institucional é utilizado em harmonia com a sua comunicação visual. Dessa forma, a estratégia possui um padrão a ser seguido, e esse modelo possibilita um melhor entendimento por parte dos pacientes.

A fachada do consultório médico

A fachada, muitas vezes, é o primeiro contato que o público tem com um consultório médico. Ela pode transmitir confiança e credibilidade, além de possibilitar o fato de que os pacientes memorizem o seu consultório como um ponto de referência.

São diversos tipos de fachadas que podem ser produzidas, de acordo com o tipo de paciente que o consultório atende ou a atividade desempenhada.
Um ginecologista, por exemplo, terá uma fachada diferente da de um cardiologista, certamente, pois cada um atende a pessoas diferentes em situações distintas.

Portanto, fique atento sempre para o fato de que a fachada deve transmitir exatamente o que o consultório é e presta à sociedade.

Os itens de papelaria

Outro artifício indispensável na comunicação visual são os itens de papelaria.
Alguns produtos são essenciais para os relacionamentos alimentados pelo consultório e, quando bem personalizados, poderão ajudar a melhorar a sua imagem diante de seus pacientes.

Confira alguns desses itens:

  • cartão de visita;
  • cartão de agendamento de consultas;
  • receituário médico;
  • envelopes e/ou pastas.

Esses materiais são primordiais dentro de um consultório médico, pois apresentam um bom padrão de design e seguem a mesma identidade visual. Assim, colaborarão para melhorar sua lembrança no mercado e marcar presença diante de seus pacientes.

Com cores únicas, é possível transformar o consultório em um local de atendimento único!

Muitos clientes acabam relacionando as cores a uma determinada empresa, ou seja, vale a pena fazer essa ideia acontecer também na área da saúde.

A mídia impressa

Há também soluções de mídia impressa que podem agregar valor a sua comunicação visual. Os folhetos explicativos são bastante conhecimentos: os pacientes podem ler enquanto esperam suas consultas, ou levar o material para casa e ler depois.

O ideal é que esse canal também traga a identidade visual do consultório. Existem ao menos dois modelos muito utilizados por apresentar bons resultados. São eles:

Folder

O folder é um utilitário visual ótimo para divulgação ou instrução de quem lê. Usualmente, ele tem mais de uma página ou dobras, como um livreto de duas folhas, e por isso poderá ter mais informações. É perfeito para quem quer fazer uma espécie de cartilha informativa.

Por exemplo, se você é ginecologista, poderá exibir um folder explicativo sobre a ovulação da mulher. Ele servirá tanto de apoio nas consultas como também a fim de esclarecer o processo para as mulheres que não costumam questionar os médicos sobre isso.

Flyer

O flyer geralmente possui um tamanho menor do que o folder, e é utilizado para mensagens rápidas. Você pode aproveitá-lo para colocar avisos, fazer lembretes ou ensinar seus pacientes acerca de alguns cuidados básicos.

Por exemplo, se você é cardiologista, pode oferecer para seus pacientes um flyer com algumas dicas de exercícios benéficos para o coração.

Quando utilizada em conjunto, todas essas ferramentas de comunicação visual para consultórios permitem conseguir mais pacientes e fidelizar aqueles que já se consultam com você.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *