Fale conosco: 11 4339.6939
samber@samber.com.br
SamberSamberSamberSamber
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Portfólio
  • Blog
  • Contato

Registrando uma marca: afinal, qual é a real importância disso?

    Home Comunicação Visual Registrando uma marca: afinal, qual é a real importância disso?
    PróximoAnterior
    Registrando uma Marca

    Registrando uma marca: afinal, qual é a real importância disso?

    Por Samber | Comunicação Visual, Dicas, Identidade Visual | 0 comentários | 22 dezembro, 2021 | 0

    Não existe uma fórmula exata para ter sucesso no mercado, mas uma coisa certa: hoje, é muito importante que a sua empresa consiga se diferenciar dos seus concorrentes.

    Mas se engana quem acha que basta oferecer um preço competitivo e boas condições de pagamento para se destacar no mercado. Para que seus clientes realmente identifiquem as características de seus produtos e serviços e escolham fazer negócio por você, é preciso dispor de certos artifícios, principalmente de uma marca bem consolidada.

    No post de hoje, você vai entender a importância do registro de marca e como funciona esse processo:

    Qual a importância do registro de marca?

    A marca representa a identidade do seu negócio, sendo a grande responsável por fazer com que seus consumidores associem características específicas aos produtos e serviços oferecidos por você.

    Isso faz com que o registro de marca seja muito importante para qualquer empresa. Afinal, é registrando a marca que você protege a sua identidade perante os consumidores e o seu mercado de atuação.

    Em outras palavras, podemos dizer que a importância do registro de marca está em evitar que seus clientes comprem produtos e serviços de um concorrente quando, na verdade, estão pensando fazer negócio com você. Trata-se de um processo que protege a sua organização, o seu investimento e, principalmente, o seu consumidor.

    Quais são os requisitos para registrar uma marca?

    O registro de marca pode ser solicitado por qualquer pessoa física ou jurídica que esteja realizando uma atividade legal. No Brasil, o processo é realizado pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e tem duração de dez anos, que podem ser prorrogáveis.

    No caso de pessoas jurídicas, para solicitar o registro de marca é necessário apresentar uma cópia atualizada do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), cópias do Requerimento de empresário, Certificado de Microempreendedor Individual, do Contrato Social, do Estatuto Social e a Declaração de Microempresa, se for o caso.

    Já para o registro de marcas para pessoa física, é preciso apresentar uma cópia do CPF, RG e da comprovação de Atividade Profissional Autônoma, reconhecida pelo órgão fiscalizador. Além dos documentos, o interessado deve realizar o pagamento de uma taxa para iniciar o processo de registro de marca. O valor dessa taxa pode variar entre R$ 355,00 e R$ 530,00.

    Como registrar a marca da minha empresa?

    O primeiro passo para registrar a sua marca é fazer um cadastro no INPI, seja você pessoa física ou jurídica. Depois, deve-se emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) referente ao registro de marca informando se você deseja realizar o processo online ou impresso.

    Optando pelo formulário online, você pode fazer o preenchimento de todas as informações no sistema e-Marcas, anexando os documentos necessários para finalizar o processo. Caso escolha a forma impressa, é preciso fazer o download do formulário de pedido de registro de marca e entregá-lo na sede do INPI no Rio de Janeiro ou em suas representações estaduais.

    É importante lembrar que o processo de registro de marcas é composto por várias etapas e dura, em média, dois anos para ser finalizado. Para ter mais informações, consulte o manual de marcas do INPI.

    Quais são os cuidados necessários na hora de registrar a sua marca?

    Antes de iniciar o processo de registro de sua marca, é muito importante que você tome alguns cuidados, como:

    Verifique as marcas registradas

    É essencial verificar se já existe alguma marca com nome e desenho parecidos com a que você deseja cadastrar. Essa consulta pode ser feita gratuitamente no sistema de busca de marcas do INPI.

    Lembre-se que a prioridade é sempre da empresa que solicitou primeiro, mesmo que o processo ainda não esteja concluído.

    Determine o setor em que sua marca vai atuar

    Depois de pesquisar as marcas registradas no mercado, é muito importante que você determine o setor de atuação de sua empresa. Isso porque uma mesma marca pode atuar em atividades muito diferentes: é por isso que pode existir um restaurante, hotel ou alimento com o mesmo nome.

    Ainda tem dúvidas sobre a importância do registro de marca e como registrar a marca de sua empresa? Conte pra gente aqui nos comentários!

    Sem tags.

    Artigos Relacionados

    • A importância da comunicação visual para sua empresa

      A importância da comunicação visual para sua empresa

      Por Samber | 0 comentários

      O mercado está cada vez mais concorrido, os clientes e consumidores muitas vezes necessitam de um determinado produto ou serviço e passam totalmente despercebidos em frente ao estabelecimento devido a falta de comunicação visual daLeia mais

    • Saiba como a comunicação visual pode aumentar as vendas do seu negócio

      Saiba como a comunicação visual pode aumentar as vendas do seu negócio

      Por Samber | 0 comentários

      A construção de uma comunicação visual eficiente exerce influência sobre o seu negócio e pode colaborar muito para aumentar as vendas e aumentar os seus lucros. Quando se compara duas impressões, é evidente que o consumidor acaba optando por aquela queLeia mais

    • 12 Dicas extremamente úteis para a fachada da empresa

      12 Dicas extremamente úteis para a fachada da empresa

      Por Samber | 0 comentários

      Você já parou para pensar em como a fachada da empresa é extremamente importante? Já parou para avaliar como realmente ela deve ser projetada? O que é realmente importante para sua empresa? Veja neste artigoLeia mais

    • Comunicação Visual eficiente: 5 dicas para você levar ao pé da letra

      Comunicação Visual eficiente: 5 dicas para você levar ao pé da letra.

      Por Samber | 0 comentários

      Todos sabemos que uma identidade visual mal aplicada, um logo mal feito ou um letreiro difícil de compreender pode impactar diretamente na decisão do cliente (quase sempre negativamente). Pensando nisso, nossa equipe separou algumas dicas paraLeia mais

    • 8 tendências sobre comunicação visual que você precisa saber

      8 tendências sobre comunicação visual que você precisa saber

      Por Samber | 0 comentários

      Informações relevantes e atuais sobre comunicação visual ainda são difíceis de encontrar, mesmo na internet. A maioria dos empresários realmente se preocupa com a imagem que sua empresa passa, por isso, ficar atento a dicasLeia mais

    • A arte de atrair clientes com a comunicação visual empresarial

      A arte de atrair clientes com a comunicação visual empresarial

      Por Samber | 0 comentários

      A arte de atrair clientes com a comunicação visual empresarial Em empresas que estão começando ou até mesmo que já estão estabelecidas no mercado, existe sempre a necessidade de se conquistar e fidelizar mais clientes.Leia mais

    • Fachadas chamativas reforçam a marca e aumentam as vendas

      Fachadas chamativas reforçam a marca e aumentam as vendas

      Por Samber | 0 comentários

      O comércio, em muitas de suas atividades, é afetado por diversos fatores. Dois dos principais são a sazonalidade e as tendências momentâneas de serviços e produtos relacionados a estações do ano. A tendência do momentoLeia mais

    • Como a Comunicação Visual pode aumentar suas vendas a curto prazo

      Como a Comunicação Visual pode aumentar suas vendas a curto prazo

      Por Samber | 0 comentários

      A visão é o primeiro sentido humano responsável pelas nossas escolhas, é o sentido que nos leva em direção às coisas que que atraem o nosso olhar e nos parecem interessantes. É por isso que,Leia mais

    Deixar um comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    PróximoAnterior

    Categorias

    • Comunicação Visual
    • Dicas
    • Identidade Visual
    • Logos & Logotipos

    Artigos Recentes

    • 29 junho, 2022
      0

      PVC Expandido: conheça 6 pontos positivos para você usar na Comunicação visual

    • 23 junho, 2022
      0

      8 Dicas de como pensar estrategicamente para definir seu letreiro

    • Letreiros luminos - 5 inspirações
      2 junho, 2022
      0

      Letreiro luminoso: confira 5 inspirações para decorar sua casa

    Curta Nossa Fanpage

    Facebook Pagelike Widget
    Samber Indústria e Comércio Ltda

    Com sede própria a Samber está localizada no município de São Bernardo do Campo em São Paulo. É uma indústria que atua há mais de 40 anos de prestação de serviços de comunicação ao setor empresarial, assim chamada de “Identidade Corportativa”.

    Artigos Recentes

    • PVC Expandido: conheça 6 pontos positivos para você usar na Comunicação visual

      Você sabe o que é PVC Espandido? Ele é um dos plásticos

      29 junho, 2022
    • 8 Dicas de como pensar estrategicamente para definir seu letreiro

      Letreiro: O que você precisa saber para definir o seu? Todos nós

      23 junho, 2022
    • Letreiros luminos - 5 inspirações

      Letreiro luminoso: confira 5 inspirações para decorar sua casa

      Então você gostaria de deixar a decoração da sua casa mais animada?

      2 junho, 2022

    Contato

    Matriz
    Rua Joaquim José Maia, 70, Vila São José
    São Bernardo do Campo – SP

    Filial
    Estrada Luigi Batistini, 571
    São Bernardo do Campo – SP

    Horário
    Seg. à Sex.: 08h – 17h30
    Fechado aos Sábados

    Telefone
    11 4339.6939

    E-mail
    samber@samber.com.br

    Curta Nossa Fanpage

    Facebook Pagelike Widget
    © 2021 Samber - Todos os direitos reservados. Criação de Sites: 23 Digital
    • Home
    • Quem Somos
    • Serviços
    • Portfólio
    • Blog
    • Contato
    Samber