Fale conosco: 11 4339.6939
samber@samber.com.br
SamberSamberSamberSamber
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Portfólio
  • Blog
  • Contato

Escolhendo a fonte de uma marca: 4 passos para não errar!

    Home Dicas Escolhendo a fonte de uma marca: 4 passos para não errar!
    PróximoAnterior

    Escolhendo a fonte de uma marca: 4 passos para não errar!

    Por Samber | Dicas, Identidade Visual, Logos & Logotipos | 0 comentários | 26 maio, 2021 | 0

    A marca é um elemento primordial para a construção do seu negócio. É através dela que o seu produto é reconhecido e lembrado pelo consumidor. Um dos componentes da marca é a fonte a ser utilizada.

    A escolha da fonte ideal é importante, pois diz respeito a quem você é, quais os valores e ideais da sua empresa. Sem contar que a fonte de uma marca é a maneira como a mensagem é transmitida aos seus consumidores.

    A tipografia escolhida poderá ser usada em toda a comunicação visual da marca, por isso deve ser selecionada com cuidado e fundamentação. Para não ter erro, separamos 4 passos para serem levados em consideração na hora de escolher a fonte da sua marca.

    1. Transmita valores na fonte de uma marca

    Como falamos, a fonte é responsável por passar a mensagem da sua empresa. Por isso, leve em conta alguns fatores antes de criar a sua fonte:

    • Qual a personalidade da minha empresa? Entenda qual o perfil da sua empresa, se ela é voltada para um lado mais jovial ou mais sério; se é divertida ou sóbria. O importante é que a fonte seja compatível com o objetivo do seu negócio.
    • Quem é meu público-alvo? Saber para quem a mensagem se destina é fundamental na hora de escolher a fonte. Determinadas fontes podem ser compreendidas melhor por um público do que por outro.

    2. Entenda quais os tipos de fonte que existem

    Cada fonte tem um caráter distinto, uma forma própria de transmitir a mensagem. A principal forma de diferenciação das fontes de uma marca está na serifa.

    A serifa é o prolongamento nas extremidades da letra. Logo, as fontes podem ser serifadas ou não. As fontes serifadas são clássicas e refletem uma imagem de seriedade, tradição e confiabilidade.

    Essas fontes auxiliam na leitura, pois as serifas tendem a dar suavidade e conexão ao texto. As mais comuns e conhecidas são: Times New Roman, Didot, Garamond e Caslon.

    Já as fontes sem serifa demonstram simplicidade e leveza. Por não possuírem serifa nas extremidades da letra, acabam passando uma imagem limpa e mais moderna do texto. As mais utilizadas são a Helvetica, a Calibri, a Arial e a Franklin Gothic.

    3. Não use muitas fontes diferentes

    Escolhido qual o tipo de fonte se encaixa melhor com a sua empresa, é hora de aplicá-la. No entanto, tenha em mente nunca usar fontes diferentes.

    O ideal é que a sua marca seja traduzida em uma tipografia coesa, ou seja, toda a sua comunicação visual deve combinar com o resto. Portanto, utilize apenas uma — ou, no máximo duas — fonte na sua marca.

    A utilização de diversas tipografias pode trazer desconfiança ao consumidor, que acaba não reconhecendo e assimilando a marca.

    4. Invista em legibilidade

    É impossível transmitir uma mensagem que não pode ser lida, certo? Algumas letras estilizadas demais causam essa confusão na hora de ler — e entender — o que está escrito.

    Para conferir como está a legibilidade de uma fonte, existe um teste, que funciona da seguinte maneira: digite a letra ‘i’, em maiúsculo; ao lado, digite ‘1’ e, depois, novamente a letra ‘i’, em minúsculo. Se conseguir diferenciar os três, é um bom indicador que sua fonte é legível.

    Lembre-se de que a fonte de uma marca é essencial para a construção de uma comunicação forte. Então seja cuidadoso, analise quais as melhores opções e o que mais se adéqua à imagem do seu negócio. Esses são alguns passos que vão te ajudar a acertar na hora de escolher a tipografia ideal.

    Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas e informações sobre o assunto!

    Sem tags.

    Artigos Relacionados

    • A importância da comunicação visual para sua empresa

      A importância da comunicação visual para sua empresa

      Por Samber | 0 comentários

      O mercado está cada vez mais concorrido, os clientes e consumidores muitas vezes necessitam de um determinado produto ou serviço e passam totalmente despercebidos em frente ao estabelecimento devido a falta de comunicação visual daLeia mais

    • Saiba como a comunicação visual pode aumentar as vendas do seu negócio

      Saiba como a comunicação visual pode aumentar as vendas do seu negócio

      Por Samber | 0 comentários

      A construção de uma comunicação visual eficiente exerce influência sobre o seu negócio e pode colaborar muito para aumentar as vendas e aumentar os seus lucros. Quando se compara duas impressões, é evidente que o consumidor acaba optando por aquela queLeia mais

    • 12 Dicas extremamente úteis para a fachada da empresa

      12 Dicas extremamente úteis para a fachada da empresa

      Por Samber | 0 comentários

      Você já parou para pensar em como a fachada da empresa é extremamente importante? Já parou para avaliar como realmente ela deve ser projetada? O que é realmente importante para sua empresa? Veja neste artigoLeia mais

    • Comunicação Visual eficiente: 5 dicas para você levar ao pé da letra

      Comunicação Visual eficiente: 5 dicas para você levar ao pé da letra.

      Por Samber | 0 comentários

      Todos sabemos que uma identidade visual mal aplicada, um logo mal feito ou um letreiro difícil de compreender pode impactar diretamente na decisão do cliente (quase sempre negativamente). Pensando nisso, nossa equipe separou algumas dicas paraLeia mais

    • 8 tendências sobre comunicação visual que você precisa saber

      8 tendências sobre comunicação visual que você precisa saber

      Por Samber | 0 comentários

      Informações relevantes e atuais sobre comunicação visual ainda são difíceis de encontrar, mesmo na internet. A maioria dos empresários realmente se preocupa com a imagem que sua empresa passa, por isso, ficar atento a dicasLeia mais

    • A arte de atrair clientes com a comunicação visual empresarial

      A arte de atrair clientes com a comunicação visual empresarial

      Por Samber | 0 comentários

      A arte de atrair clientes com a comunicação visual empresarial Em empresas que estão começando ou até mesmo que já estão estabelecidas no mercado, existe sempre a necessidade de se conquistar e fidelizar mais clientes.Leia mais

    • Fachadas chamativas reforçam a marca e aumentam as vendas

      Fachadas chamativas reforçam a marca e aumentam as vendas

      Por Samber | 0 comentários

      O comércio, em muitas de suas atividades, é afetado por diversos fatores. Dois dos principais são a sazonalidade e as tendências momentâneas de serviços e produtos relacionados a estações do ano. A tendência do momentoLeia mais

    • Como a Comunicação Visual pode aumentar suas vendas a curto prazo

      Como a Comunicação Visual pode aumentar suas vendas a curto prazo

      Por Samber | 0 comentários

      A visão é o primeiro sentido humano responsável pelas nossas escolhas, é o sentido que nos leva em direção às coisas que que atraem o nosso olhar e nos parecem interessantes. É por isso que,Leia mais

    Deixar um comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    PróximoAnterior

    Categorias

    • Comunicação Visual
    • Dicas
    • Identidade Visual
    • Logos & Logotipos

    Artigos Recentes

    • 29 junho, 2022
      0

      PVC Expandido: conheça 6 pontos positivos para você usar na Comunicação visual

    • 23 junho, 2022
      0

      8 Dicas de como pensar estrategicamente para definir seu letreiro

    • Letreiros luminos - 5 inspirações
      2 junho, 2022
      0

      Letreiro luminoso: confira 5 inspirações para decorar sua casa

    Curta Nossa Fanpage

    Facebook Pagelike Widget
    Samber Indústria e Comércio Ltda

    Com sede própria a Samber está localizada no município de São Bernardo do Campo em São Paulo. É uma indústria que atua há mais de 40 anos de prestação de serviços de comunicação ao setor empresarial, assim chamada de “Identidade Corportativa”.

    Artigos Recentes

    • PVC Expandido: conheça 6 pontos positivos para você usar na Comunicação visual

      Você sabe o que é PVC Espandido? Ele é um dos plásticos

      29 junho, 2022
    • 8 Dicas de como pensar estrategicamente para definir seu letreiro

      Letreiro: O que você precisa saber para definir o seu? Todos nós

      23 junho, 2022
    • Letreiros luminos - 5 inspirações

      Letreiro luminoso: confira 5 inspirações para decorar sua casa

      Então você gostaria de deixar a decoração da sua casa mais animada?

      2 junho, 2022

    Contato

    Matriz
    Rua Joaquim José Maia, 70, Vila São José
    São Bernardo do Campo – SP

    Filial
    Estrada Luigi Batistini, 571
    São Bernardo do Campo – SP

    Horário
    Seg. à Sex.: 08h – 17h30
    Fechado aos Sábados

    Telefone
    11 4339.6939

    E-mail
    samber@samber.com.br

    Curta Nossa Fanpage

    Facebook Pagelike Widget
    © 2021 Samber - Todos os direitos reservados. Criação de Sites: 23 Digital
    • Home
    • Quem Somos
    • Serviços
    • Portfólio
    • Blog
    • Contato
    Samber