Fale conosco: 11 4339.6939
samber@samber.com.br
SamberSamberSamberSamber
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Portfólio
  • Blog
  • Contato

5 dicas para criar o nome perfeito para sua empresa

    Home Comunicação Visual 5 dicas para criar o nome perfeito para sua empresa
    PróximoAnterior

    5 dicas para criar o nome perfeito para sua empresa

    Por Samber | Comunicação Visual, Dicas, Identidade Visual | 0 comentários | 21 julho, 2021 | 0

    Criar o nome para empresa é uma das questões mais importantes para quem está iniciando um novo negócio: é ele que vai se sustentar na memória dos futuros clientes e levar os valores da empresa pelo mercado.

    Para que aquela recordação seja facilmente acessada e sua marca rapidamente lembrada, deve-se analisar várias opções de denominação até chegar à escolha final. Não é uma tarefa fácil!

    A designação tem uma força muito grande de impacto no mercado. Por esta razão, a escolha não deve se basear apenas em gostos pessoais.

    Dúvidas para criar nome para empresa? Veja ótimas dicas para uma escolha correta!

    1. É importante planejar

    A criação de uma empresa não pode ser aleatória. Não apenas o nome, mas também a marca, a imagem e a personalidade dela: tudo isto leva tempo e requer estudos.

    O posicionamento da empresa no mercado e os objetivos que ela pretende devem ser demarcados anteriormente: isto facilitará os caminhos para nomeá-la.

    Planejar é perguntar-se “onde estamos?”, “para onde queremos ir?” e “como chegar lá?”. As etapas de um adequado planejamento podem ser determinadas de formas diferentes, mas é sempre bom elencar as principais:

    Análise do cenário

    Como está o mercado? Que opções dentro da sua área podem ser encontradas? Quem serão meus principais concorrentes? O que eles fazem? Seu plano de negócios precisa ser realista.

    Definição de objetivos

    Quais as suas metas e objetivos? Que posição de mercado pretende alcançar?

    Definição de estratégias

    O que se deve fazer estrategicamente para chegar aos objetivos que definiu? Que diferencial competitivo você pode buscar?

    Elaboração de um programa de ações

    Liste cada ação a desenvolver para cumprir suas metas e ter os objetivos alcançados.

    Com todo esse planejamento montado, pode-se mais facilmente definir a imagem e o nome de sua empresa. As chances de acertar serão maiores, e ela nascerá com personalidade.

    2. Busque clareza

    O nome precisa ser claro, desde o som quando pronunciado até a sensação que o nome pode transmitir.

    Ao dizer em alto e bom tom o nome ele gera alguma dúvida? Parece com alguma coisa chistosa? Confunde-se com outra marca já existente?

    A escrita também deve ser fácil. Isso ajuda na compreensão e nas buscas na internet. Se o nome for fácil de soletrar é ainda melhor e, por isso, evite variações de nomes simples utilizando letras mais difíceis — como K, W e Y. Ideias assim podem confundir os clientes, dependendo de seu público-alvo.

    3. Aposte no que seja fácil de lembrar

    Já temos coisas demais na nossa cabeça para memorizar e lembrar ao longo da nossa vida: sua marca pode contribuir ou ser mais algo relevante! Se o nome relacionar-se a algo positivo, a sensações, a atitudes, vai ficar mais fácil para registrar e guardar.

    Nomes curtos são mais fáceis, já que uma frase longa pode perder o sentido.

    Às vezes, uma única palavra fica gravada para sempre. Pense em exemplos de sucesso, como: Google, Apple, Ferrari.

    4. Não abuse das siglas

    As siglas podem ser solução de simplicidade, a forma de enxugar uma frase em “uma palavra só”. Mas elas também podem confundir!

    Se o significado da sigla não ficar claro para os clientes, eles poderão trocar o nome da empresa, confundindo uma letra ou mesmo esquecendo que letras fazem parte do acrograma. Serão dois trabalhos para o cérebro: decorar a sigla e identificar o significado dela.

    5. Veja uma denominação que venda a marca

    Ao criar nome para empresa, você também precisa transmitir alguma informação. Não precisa ser literal, mas é importante que o cliente tenha pelo menos uma ideia sobre o que se trata quando vir ou ouvi-lo.

    É preciso captar (e transmitir) a essência do negócio!

    Criar nome para empresa não é tarefa simples de solucionar. Mas pensar em tudo isso vai tirar erros grandes do caminho. O nome é algo que poderá durar por gerações, e precisa ser maior do que você!

    Este texto foi útil? Então curta nossa página no Facebook para mais informações!

    Sem tags.

    Artigos Relacionados

    • A importância da comunicação visual para sua empresa

      A importância da comunicação visual para sua empresa

      Por Samber | 0 comentários

      O mercado está cada vez mais concorrido, os clientes e consumidores muitas vezes necessitam de um determinado produto ou serviço e passam totalmente despercebidos em frente ao estabelecimento devido a falta de comunicação visual daLeia mais

    • Saiba como a comunicação visual pode aumentar as vendas do seu negócio

      Saiba como a comunicação visual pode aumentar as vendas do seu negócio

      Por Samber | 0 comentários

      A construção de uma comunicação visual eficiente exerce influência sobre o seu negócio e pode colaborar muito para aumentar as vendas e aumentar os seus lucros. Quando se compara duas impressões, é evidente que o consumidor acaba optando por aquela queLeia mais

    • 12 Dicas extremamente úteis para a fachada da empresa

      12 Dicas extremamente úteis para a fachada da empresa

      Por Samber | 0 comentários

      Você já parou para pensar em como a fachada da empresa é extremamente importante? Já parou para avaliar como realmente ela deve ser projetada? O que é realmente importante para sua empresa? Veja neste artigoLeia mais

    • Comunicação Visual eficiente: 5 dicas para você levar ao pé da letra

      Comunicação Visual eficiente: 5 dicas para você levar ao pé da letra.

      Por Samber | 0 comentários

      Todos sabemos que uma identidade visual mal aplicada, um logo mal feito ou um letreiro difícil de compreender pode impactar diretamente na decisão do cliente (quase sempre negativamente). Pensando nisso, nossa equipe separou algumas dicas paraLeia mais

    • 8 tendências sobre comunicação visual que você precisa saber

      8 tendências sobre comunicação visual que você precisa saber

      Por Samber | 0 comentários

      Informações relevantes e atuais sobre comunicação visual ainda são difíceis de encontrar, mesmo na internet. A maioria dos empresários realmente se preocupa com a imagem que sua empresa passa, por isso, ficar atento a dicasLeia mais

    • A arte de atrair clientes com a comunicação visual empresarial

      A arte de atrair clientes com a comunicação visual empresarial

      Por Samber | 0 comentários

      A arte de atrair clientes com a comunicação visual empresarial Em empresas que estão começando ou até mesmo que já estão estabelecidas no mercado, existe sempre a necessidade de se conquistar e fidelizar mais clientes.Leia mais

    • Fachadas chamativas reforçam a marca e aumentam as vendas

      Fachadas chamativas reforçam a marca e aumentam as vendas

      Por Samber | 0 comentários

      O comércio, em muitas de suas atividades, é afetado por diversos fatores. Dois dos principais são a sazonalidade e as tendências momentâneas de serviços e produtos relacionados a estações do ano. A tendência do momentoLeia mais

    • Como a Comunicação Visual pode aumentar suas vendas a curto prazo

      Como a Comunicação Visual pode aumentar suas vendas a curto prazo

      Por Samber | 0 comentários

      A visão é o primeiro sentido humano responsável pelas nossas escolhas, é o sentido que nos leva em direção às coisas que que atraem o nosso olhar e nos parecem interessantes. É por isso que,Leia mais

    Deixar um comentário

    Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    PróximoAnterior

    Categorias

    • Comunicação Visual
    • Dicas
    • Identidade Visual
    • Logos & Logotipos

    Artigos Recentes

    • 29 junho, 2022
      0

      PVC Expandido: conheça 6 pontos positivos para você usar na Comunicação visual

    • 23 junho, 2022
      0

      8 Dicas de como pensar estrategicamente para definir seu letreiro

    • Letreiros luminos - 5 inspirações
      2 junho, 2022
      0

      Letreiro luminoso: confira 5 inspirações para decorar sua casa

    Curta Nossa Fanpage

    Facebook Pagelike Widget
    Samber Indústria e Comércio Ltda

    Com sede própria a Samber está localizada no município de São Bernardo do Campo em São Paulo. É uma indústria que atua há mais de 40 anos de prestação de serviços de comunicação ao setor empresarial, assim chamada de “Identidade Corportativa”.

    Artigos Recentes

    • PVC Expandido: conheça 6 pontos positivos para você usar na Comunicação visual

      Você sabe o que é PVC Espandido? Ele é um dos plásticos

      29 junho, 2022
    • 8 Dicas de como pensar estrategicamente para definir seu letreiro

      Letreiro: O que você precisa saber para definir o seu? Todos nós

      23 junho, 2022
    • Letreiros luminos - 5 inspirações

      Letreiro luminoso: confira 5 inspirações para decorar sua casa

      Então você gostaria de deixar a decoração da sua casa mais animada?

      2 junho, 2022

    Contato

    Matriz
    Rua Joaquim José Maia, 70, Vila São José
    São Bernardo do Campo – SP

    Filial
    Estrada Luigi Batistini, 571
    São Bernardo do Campo – SP

    Horário
    Seg. à Sex.: 08h – 17h30
    Fechado aos Sábados

    Telefone
    11 4339.6939

    E-mail
    samber@samber.com.br

    Curta Nossa Fanpage

    Facebook Pagelike Widget
    © 2021 Samber - Todos os direitos reservados. Criação de Sites: 23 Digital
    • Home
    • Quem Somos
    • Serviços
    • Portfólio
    • Blog
    • Contato
    Samber