O comércio, em muitas de suas atividades, é afetado por diversos fatores. Dois dos principais são a sazonalidade e as tendências momentâneas de serviços e produtos relacionados a estações do ano. A tendência do momento é a regular renovação das fachadas e letreiros das lojas ou pontos de venda para associar a imagem destes a mudança de coleções e integrar os mesmos ao aspecto da sazonalidade de estações e datas comemorativas de relevância para o comércio como dia dos pais, natal e réveillon, verão, primavera ou inverno. A seguir, veja como reforçar a sua marca e alavancar suas vendas com o auxílio de letreiros.
O poder de atração pela imagem.
A imagem e o cuidado que se deve ter com ela influenciam muito no desempenho de um estabelecimento. A imagem pode funcionar como fator decisivo na hora de um potencial cliente determinar o estabelecimento em que ele quer comprar, influenciados também pela localização e pelo destaque que a marca tem em relação às lojas vizinhas. Neste momento, vamos tratar especificamente do letreiro, mas não se devem esquecer que aliados a este vêm os cuidados com fachada e acessibilidade da entrada e calçadas.
Logomarca
No caso de empresas que estão iniciando suas atividades e ainda procurando seu lugar no mercado, deve-se ter alguns aspectos em mente na hora de tomar a decisão de criar o letreiro. Encontre o quanto antes uma identidade visual para a empresa se comunicar com seu público e evite ao máximo que qualquer inovação ou ambientação sazonal interfira na logomarca, uma vez que esta ainda precisa se fixar na memória afetiva do público.
Marcas já consolidadas podem usar e abusar de todas as estratégias relacionadas à inovação e ambientação. Esta é a adaptação de diversos aspectos da comunicação da empresa para com seu público, levando em contas locais de cultura e linguagem, facilitando assim a compreensão e aproximando a comunicação da empresa com o dia a dia de determinada nação ou grupo social específico.
O letreiro
A capacidade criativa e a liberdade de ser arrojado são características extremamente incentivadas hoje em dia. O grande desenvolvimento tecnológico no setor de comunicação visual e a frequente renovação dos profissionais desta área são dois dos aspectos quem vêm contribuindo largamente para que a cada dia diversas técnicas e materiais entrem no catálogo de opções, para o desenvolvimento de letreiros e fachadas.
Uma vez que a empresa esteja antenada às tendências e à sazonalidade, além de estar amparada por profissionais de comunicação aptos a fazer as mudanças necessárias sem arriscar a perda de foco na manutenção do valor de comunicação da marca em si, os horizontes são vastos e as possibilidades de atração de novos clientes além da fidelização dos já conquistados é concreta.
Seja competitivo
Em um mercado mundial ainda desaquecido para o comércio de vários produtos e serviços, a competitividade vem cada dia mais se fazendo em mínimos detalhes. Os letreiros e fachadas são dois dos primeiros aspectos que tornam sua empresa mais visível no meio da multidão.É preciso coragem para ser arrojado e escolher a estratégia correta para modernizar a comunicação com o público, a fim de atingir os objetivos concretos (atingir as metas de escoamento de produtos) e os subjetivos (fazer com que as pessoas se lembrem primeiro da sua empresa na hora de procurar um produto). Manter-se atento e aberto às possibilidades de atingir resultados determinantes para o sucesso e crescimento de um negócio é cada dia mais indispensável e urgente.
Deixar um comentário