Conheça 7 vantagens das fachadas de ACM

Conheça 7 vantagens das fachadas de ACM

O material de alumínio composto (Aluminum Composite Material — ACM) é uma das melhores opções da atualidade para o revestimento de fachadas. Formado por duas lâminas de alumínio com núcleo de polietileno de baixa densidade, tem melhor relação entre peso e resistência se comparado às alternativas concorrentes.

Bastante maleável, as fachadas de ACM oferecem grande facilidade de conformação e permitem, assim, obter diferentes ângulos, formas e raios. Dessa forma, é possível moldar, por exemplo, formas esculturais variadas. Além disso, tem muitas opções de cores e pode ser usado em composição com vidro e aço.

Todas essas características fazem do ACM o material perfeito para garantir um conceito de modernidade, criatividade e sofisticação à paisagem das grandes cidades. E mais: ele integra funcionalidade, beleza e economia, e já começa a ser conhecido como o revestimento do futuro.

Neste post, apresentamos outras vantagens do uso das fachadas de ACM. Venha conhecê-las!

1. Versatilidade

O ACM é um material extremamente versátil e, por isso, tem sido usado nos mais variados tipos de edificação, graças a sua capacidade de causar um impacto visual interessante. Ele está em prédios comerciais, lojas, bancos, concessionárias de automóveis, universidades, postos de gasolina e outros. Suas aplicações incluem:

  • revestimento de fachadas planas ou arredondadas;
  • placas e totens para comunicação visual;
  • recobrimento de colunas e pórticos;
  • isolante termo acústico.

2. Sustentabilidade

O ACM é um material totalmente reciclável e incombustível. Ou seja, é um produto bastante alinhado com as necessidades atuais de sustentabilidade. Por todas essas características, compete diretamente com as placas sólidas de 3mm de alumínio, com a vantagem, ainda, de ser mais barato e durável.

3. Maleabilidade

Seu alto grau de maleabilidade confere maior facilidade de conformação ao ACM, com fácil adaptação aos contornos de qualquer fachada. Isso permite que ele seja aplicado em praticamente todos os formatos, já que pode ser dobrado ou cortado de várias maneiras dependendo do resultado buscado.

Além disso, é um material leve, de fácil manuseio e que apresenta alta resistência a peso e corrosão — o que lhe garante grande durabilidade.

4. Agilidade

Além de aliar praticidade e design, os painéis de ACM oferecem agilidade de instalação. Isso porque, em geral, o próprio fabricante de esquadrias os aplica. Assim, diferentes etapas de obra podem ser feitas simultaneamente.

5. Economia

O uso do ACM em fachadas significa redução de custos — principalmente se ele for aplicado pelo mesmo fabricante que fizer as esquadrias metálicas da obra. Afinal, será necessária apenas uma equipe (reduzindo a quantidade de profissionais e, consequentemente, o custo da mão de obra) e o trabalho será feito em menos tempo.

6. Manutenção

A limpeza das fachadas de ACM deve ser frequente e pode ser feita facilmente com água e sabão, para que ele conserve por mais tempo seu aspecto original. Durante o projeto, é importante prever o comportamento das superfícies em termos de retenção de sujeira, bem como a atuação da chuva como agente de limpeza.

7. Beleza

A beleza dos painéis e fachadas de acm são incontestáveis. Este material garante a harmonia das informações e faz com que a frente do estabelecimento fique em destaque em meio ao mar de informações visuais que recebemos constantemente. Isso permite que as pessoas sejam atraídas pela robustez e elegância dos painéis e fachadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *