NAGUMO4-690x360

6 tendências em comunicação visual para lojas

Se você possui um negócio, já sabe que é essencial transmitir o DNA da sua marca, certo? Depois da criação do nome, logo e identidade visual, quem garante isso é o setor de comunicação visual.

É por meio dela que você vai externalizar seus conceitos base. Também é a comunicação visual que dará unidade a tudo que estiver relacionado à sua marca, fazendo com que ela se consolide na mente do cliente.

Não há lugar mais ideal para investir nisso do que a loja física da sua empresa, não é mesmo? No post de hoje, confira nossas dicas imperdíveis de tendências de comunicação visual!

1. Estampa gráfica

Essa tendência se conecta com a ilusão de ótica produzida por um tipo específico de arte digital: o uso de formas abstratas em repetição, muito comum no ramo da estamparia têxtil.

A repetição, se vista de longe, provoca a impressão de profundidade e relevo nos olhos. Se aplicada à fachadas, por exemplo, transmite um tom moderno e psicodélico.

Para acompanhar, uma aplicação de letreiro em PVC expandido, em cores neutras e sem muito brilho, por exemplo, é a nossa dica para que ele não se perca entre as cores da arte.

2. Escamas

Imagine escamas de peixes ou répteis e atente-se para a forma como elas compõe uma superfície. É exatamente essa a proposta.

A ideia é que a forma da “escama” varie de acordo com a identidade da marca ou do conceito que se queira passar, principalmente se a técnica for utilizada na fachada da loja.

A dica é repetir essas formas em tons diferentes de cores similares para criar unidade, e deixar uma escama maior em largura para aplicar um letreiro em acrílico, por exemplo, cujo brilho natural vai conferir um fechamento ideal.

3. Vazado

Essa tendência se configura como um acessório que pode ser utilizado dentro e fora de uma loja. Se trata de aplicar filetes ou formas tridimensionais ao longo da faixada ou da parede.

As aplicações mais padronizadas, como as em linha, por exemplo, formam os chamados frisos, mais tradicionais. Exceto pelas formas tridimensionais, as formas geométricas são as mais extraordinárias, mas no fim a ideia é que se forme um painel com várias partes vazadas.

Letras retas, grossas e chamativas em cores alegres são que caem bem para compor fachadas, e um bom material seria, por exemplo, o MDF. Mas lembre-se que deverá haver algum tipo de proteção contra intempéries, este material é geralmente aplicado em baixo de marquises.

4. Reflexo

Se trata do uso de materiais que reflem ou permitem a passagem de luz por um ambiente, no caso, metal e vidro.

Para fachadas, a estrutura metálica pode ser apenas uma base, mas também pode contribuir para estilizar se for utilizada em forma de placas. Essas, por sua vez, podem possuir variedade de formas, cortes e até mesmo vazados diferenciados.

Como o mercado não oferece muitas opções de transparência para letreiros, utilizar painéis de vidro pode ser uma ótima opção de substituição, e ainda o aço inox vai ser uma opção interessante de material para o seu letreiro.

5. Arte manual e urbana

Essa é uma tendência que traz personalidade para as paredes de cor única e lisa, acrescentando um desenho feito à mão em uma fachada, podendo variar desde caricaturas e realismos em tons de preto e grafite às mais variadas artes urbanas ricas em forma e cor.

Essa proposta é umas das que permite maior abertura para demonstrar personalidade, afinal, quase tudo pode ser representado em desenho.

Para fachadas de loja, o ideal é colocar o letreiro de uma forma que não brigue com a arte. Nossa dica de material seria o galvanizado em coloração preta, que vai transmitir força ao nome da marca ainda que o desenho chame atenção.

6. Flora

Autoexplicativa, essa tendência inclui o uso de itens naturais e orgânicos dentro e fora da loja, e a simplicidade vai ser a sua melhor amiga no quesito cores.

Aposte em cores claras e pastéis para as paredes e invista em, por exemplo, jardins verticais. Inclusive, não tenha medo de aplicar isso em fachadas se quiser passar uma sensação de naturalidade e delicadeza.

Agora que você já conferiu as tendências de comunicação visual para lojas que separamos para você, que tal compartilhar sua opinião com a gente?

Conte aqui nos comentários em qual delas você vai apostar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *